3 alimentos para ajudar na saciedade

Você alguma vez fez uma refeição até sentir-se satisfeito, mas minutos depois teve fome de novo? É muito comum apostarmos em alimentos na dieta que parecem "matar a fome" e percebermos que na verdade eles são digeridos muito rápido. Até nos acostumarmos com nosso plano alimentar, com as porções adequadas e afastarmos aquele pensamentos gordinhos que não nos pertence, leva algum tempinho.
E para aliviar esses inimigos da boa forma, podemos usar alguns alimentos com ação de saciedade para diminuir os sintomas dessa transição nos hábitos alimentares e diga-se de passagem, diminuindo esse "sofrimento" de ficar sem certas quantidades e determinados alimentos.
Gosto muito de prescrever parra meus pacientes a Chia, o Agar-Agar e Pysillium, que são alimentos amigos da nossa saciedade e contribuem para que tenhamos mais disposição e menos fome. Sem falar no baixo custo para inserir esses alimentos na dieta, fazendo com que os pacientes economizem com suplementos e manipulados.
Semente de Chia: Quando em contato com líquidos as fibras presentes na semente de chia se transforma em gel diminuindo o índice glicêmico da refeição e aumentando a saciedade, pois organismo levará mais tempo para absorver os carboidratos da refeição. Além disso, ela promove uma verdadeira faxina no intestino importante para a manutenção da membrana intestinal. A Chia pode ser consumida crua, e em diversas receitas, também pode substituir ovos em bolos e pães.
Agar-Agar: Já faz um tempo que o Agar-Agar é o queridinho dos veganos, por ser um ótimo substituto da gelatina comum (que tem origem animal). Mas agora o produto, que é derivado de algas, tem chamado atenção por outras qualidades também. Tudo isso por causa da sua versatilidade na culinária e dos benefícios à saúde associados ao alimento.O efeito da saciedade se dá porque parte das fibras é processada no intestino, onde elas formam uma espécie de gel com muitas bactérias importantes para a nossa flora intestinal. Como tem função semelhante à gelatina comum.O Agar-Agar pode ser usado para preparar coberturas para bolos, cremes, geleias e até queijos vegetais, entre outras receitas.
Psyllium: É uma fibra, originária de um arbusto e extraído da casca de suas sementes. Por seu alto teor de fibra solúvel e mucilagem possui uma infinidade de benefícios para a saúde, e provou ser eficaz nos tratamentos como:
-Síndrome do intestino irritável
-Constipação
-Colesterol alto
-Diabetes
-Obesidade
- Dentre várias outras condições de saúde.
O psyllium é um alimento e pode ser consumido a qualquer momento do dia, com ou sem uma refeição. Ele pode ser fracionado duas vezes ao dia. Uma colher de chá meia hora antes do almoço e outra antes do jantar, caso o objetivo for controlar o apetite. Compre sempre o psyllium puro, sem adoçante e outros aditivos.
Mas e agora ? Como usar esse super alimento?!
- Turbine a sua aveia: Adicione uma colher de psyllium para cada xícara de chá de aveia, isso aumentará a quantidade de fibras presentes em 5 gramas. Depois é só consumir como de costume.
- Use como ingrediente no preparo de pães, bolos e biscoitos: Os benefícios do psyllium no preparo dessas receitas vão da capacidade de absorver muita água, contribuindo com a textura e elasticidade e por manter as receitas mais úmidas e macias, deixando os preparos mais parecidos com aqueles feitos com farinha de trigo.
- Polvilhe nas refeições sólidas: Polvilhe uma colher de sopa de Psyllium em sopas, cereais, iogurte e em refeições de sua preferência.
Receitas para te ajudar a manter a saúde e saciedade:
Gelatina de Agar-Agar:
4 laranjas médias (480ml do suco – 2 xícaras)
1 kiwi médio
7 morangos médios
1/3 xícara de mirtilo (blueberry)
1 xícara de água (240 ml)
6g de Agar-Agar
Modo de preparo:
Esprema as laranjas para obter o suco. Lave todas as frutas. Descasque e corte o kiwi em quadrados pequenos e os morangos em fatias finas. Coloque a água em uma panela, deixe aquecer. Em seguida, acrescente o ágar-ágar e mexa para não grudar na panela. Conte por mais ou menos 3 minutos e desligue. Deixe amornar um pouco e acrescente o suco de laranja, mexa e depois que a mistura estiver começando a ficar coloque as frutas. Coloque na geladeira e espere até ficar na consistência de gelatina. Sirva frio. Dica: É possível substituir as frutas por outras de sua preferência, mas assegure-se que estejam mais maduras para que o resultado fique mais docinho.
BROWNIE DE CHOCOLATE SACIETÓGENO
Ingredientes:
2 xícaras de leite de castanha de caju
1 xícara de óleo de coco
2 ovos grandes inteiros
1 xícara de biomassa de banana verde
1/2 xícara de semente de Chia
2 xícaras de açúcar mascavo ou Xylitol
1 colher de sopa de fermento em pó químico
1 e 1/2 xícara de cacau em pó
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite quente com a biomassa até obter massa leve e homogênea.Acrescente o óleo e os ovos e bata novamente até virar uma mistura fina e reserve.Misture em uma vasilha a semente de chia ,o chocolate e o açúcar. Despeje a mistura do liquidificador sobre os ingredientes secos, misturando bem e batendo em batedeira. E Por último acrescente o fermento em pó químico, só mexendo, sem bater. Despeje a massa em forma untada e enfarinhada de preferência sem glúten. Asse em forno médio preaquecido.
> Deixe seu Comentário
Flavia Cyfer
Nutricionista graduada em Nutrição pela Universidade Gama Filho, pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP e pós graduanda e
Canjica Funcional
Ingredientes: ⠀...