O poder das sopas


O Poder das Sopas | Flavia Cyfer - Nutricionista

    Com o friozinho chegando, continuar se alimentando bem ou seguir a dieta pode se  tornar uma tarefa um pouco mais difícil. Por isso as sopas voltam a ficar em alta nos cardápios, e  consequentemente novas dúvidas surgem em relação ao poder de emagrecimento delas. Para começar vamos esclarecer uma coisa; nenhum alimento sozinho tem o poder de emagrecer ninguém. Além de possuirem calorias, o que vai estimular a perda de peso é o balanço final da nossa ingestão total de calorias em harmônia com nosso gasto energético.

    Existem alimentos que nos ajudam a emagrecer pois melhoram o trânsito intestinal, combatem a retenção de líquidos, aceleram o metabolismo… ou seja, ajudam o nosso corpo a achar um equilíbrio perfeito para ai sim o processo de emagrecimento começar. Esses alimentos devem estar presentes ao longo do dia dentro de uma alimentação equilibrada, juntamente com a prática de atividade física regular. Para explorar esses benefícios,  é interessante privilegiar uma dieta pobre em açúcares, gorduras, frituras e alimentos processados.

     Você deve estar se perguntando, “onde as sopas entram nessa história?!” . As sopas acabam sendo a ”ponte” nessa época do ano para termos contato com esses alimentos de uma maneira agradável e deliciosa, muitas das vezes podendo ter um poder enorme de desintoxicação, se os ingredientes forem  bem combinados.

    A sopa quentinha é uma boa opção para os dias mais frios, mas será que ela pode comprometer a dieta? CLARO! Tudo depende muito da qualidade dos ingredientes da receita, assim como os acompanhamentos. Sopas que levam creme de leite, requeijão, azeite, óleos, carnes gordas ou temperos artificiais se tornam uma bomba calórica, ainda mais se acompanhadas de pães, torradas e queijo ralado. Caso contrário, tomar sopa não vai adiantar em nada o processo de emagrecimento.

    O problema é a expectativa que as pessoas colocam nas sopas para emagrecer, achando que ela pode exercer algum tipo de milagre. Portanto não custa reforçar: nenhum alimento sozinho tem o poder de engordar ou emagrecer.

    O que podemos fazer são sopas nutritivas com baixo aporte calórico, que possuam ingredientes selecionados com maior  poder de saciedade e com ação termogênica, ajudando a queimar um pouco mais as gordurinhas indesejadas.

    Os alimentos conhecidos como termogênicos realmente contribuem para aumento do metabolismo e consequentemente para a perda de peso, por isso devemos tentar incluí-los em nossa rotina. Alguns que casam perfeitamente com as  sopas são: alho, cebola, pimenta vermelha, curry, mostarda e  gengibre. Eles também melhoram  a circulação sanguínea e estimulam a digestão.

    Depois de lerem tantos benefícios , não vão deixar essa dica passar né ?! Aí vão duas receitas deliciosas :

    Creme de Cenoura

    Ingredientes:

                   2 cenouras;

                   1 pedaço de gengibre;

                   1 pedaço de cebola;

                   1 dente de alho;

                   1 pimenta dedo-de-moça;

                   1 pedaço de proteína magra de sua prefêrencia

                   1 colher de cheiro-verde.

 

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela com água e deixe cozinhar. Bata o restante dos ingredientes no liquidificador até obter um caldo grosso. Acrescente a proteína (desfiada ou picada) e cheiro-verde. Misture bem e sirva. Para deixar a receita ainda mais gostosa salpique nutritional yeast, gergelim e um fio e azeite por cima.

    

    Sopa de couve-flor ao curry

     Ingredientes:

                   1 colheres de sopa de óleo de coco;

                   ½ cebola cortada em cubos;

                   1 ½ colher de chá de sal marinho;

                   ½ colher de chá de curry em pó;

                   ½ colher de chá de páprica picante;

                   pimenta-do-reino moída a gosto;

                   1 couve-flor picada;

                  1/3 de maço de cebolinha verde picada.

    Modo de preparo:  Coloque o óleo de coco em uma panela. Quando aquecer adicione a cebola e o sal e. Em seguida coloque o curry, páprica, pimenta do reino e refogue bem. Coloque a couve-flor e refogue mais. Adicione a cebolinha picada e deixe cozinhar a sopa em fogo baixo até a couve-flor ficar macia. Bata a sopa no liquidificador até ficar uniforme. Coloque o creme em uma panela, volte a aquecer, acerte temperos se necessário e sirva.


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Flavia Cyfer

Nutricionista graduada em Nutrição pela Universidade Gama Filho, pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP e pós graduanda e

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