Receitas poderosas de chás


Receitas Poderosas de Chás  | Flavia Cyfer - Nutricionista

   Mediante ao sucesso do último artigo aqui no blog e aos pedidos dos pacientes, hoje vamos nos aprofundar um pouco mais em receitas de chás e dar um turbinada nos mix de ervas, para ajudar você a alcançar seus objetivos e sentir todos os benefícios dessas poções, pode se dizer que quase mágicas.
    
    Sem dúvidas a função mais almejada proveniente dos chás é desinchar. Quem nunca disse ou ouviu de alguém; "Estou me sentindo super inchada " ?!?!  Por isso vamos começar com o queridinho dos cariocas, o  chá Mate gelado com limão. A erva contém altos níveis de teobromina e cafeína, e por isso ajuda na eliminação hídrica. Não vale o industrializado, repleto de açúcar, adoçantes e conservantes. Tem que ser com erva seca, de boa procedência, preferencialmente orgânica, e preparar na seguinte quantidade: 1 litro de água fervente para 2 colheres de sopa da erva, em infusão por 5 minutos. Colocar na geladeira e pingar suco de 1 limão”.
     
    Também gosto muito do  Blend quente de ervas diuréticas, que  reúne o que há de melhor na eliminação de líquidos: erva cavalinha, folha de oliveira e cabelo de milho. Ferva 1,5L de água e desligue o fogo. Coloque 1 colher de sopa de cada erva e abafe por 5 minutos. Coe e beba durante todo o dia, evitando concentrar a ingestão a noite, ou terá que acordar varias vezes para ir ao banheiro. Misturas de sucos com chás também possuem  ótimas respostas ao  organismo ajudando a eliminar a retenção indesejada junto de muitas toxinas. O  Suchá de cavalinha, aipo e hortelã é um exemplo de mistura funcional poderosa. Primeiramente deve-se preparar o chá de cavalinha, e colocar na geladeira. Depois bata 1 copo do chá gelado com 1 talo de aipo e 1 rodela de abacaxi, podendo ser tomado no café da manhã.
    
    A água de capim limão é bem simples e ótima para desinchar. A receitinha é a seguinte: 1 copo de água gelada + capim limão fresco. Coloque no liquidificador, bata e coe, é indicado beber durante todo o dia e nunca adoçar.É importante sempre alternar as opções acima, pois a resistência do organismo ao efeito diurético desses alimentos ocorre com facilidade. Minha sugestão é escolher uma receitinha, usá-la por uma semana e depois ir trocando.

    Com toda essa correria da vida moderna, não podemos deixar de falar sobre algumas  misturinhas para ajudar a manter o ritmo urbano. Os boosters de ervas energéticas  ajudam muitas pessoas nesse quesito. O Chai é uma bebida muito popular na Índia que se encaixa perfeitamente nesse caso. Para fazê-lo você vai precisar de: 1 copo de leite de amêndoas,3 cravos, 1 pau de canela,Pitada de açafrão, cardamomo, pimenta do reino e 1 sachê de chá de capim limão. Outra mistura muito legal para esses caso é o chá preto aromático, que é feito com: canela,  cravo, gengibre, laranja, limão e chá preto. Tudo de precisa fazer é adicionar  os ingredientes em água fervente e deixar em emulsão por 10 minutos

     E para finalizar nosso dia indica-se chás  com propriedades relaxantes e que ajudem nosso organismos em geral. A deliciosa  mistura de  maçã, melissa, alecrim, e flor de laranjeira A originalidade dos componentes desta infusão reside na presença do alecrim, ingrediente que confere a esta infusão um forte caráter digestivo,  antibiótico natural e anti-inflamatório. A melissa é apreciada por ajudar a conciliar o sono e diminuir certas dores como as cervicais, lombares ou menstruais. A receita é  de grande originalidade em matéria de sabores
No quesito calma, podemos usar e abusar da maça, a mesma possui muitas funcionalidades para quem está a procura de um momento relaxante. A infusão de maça com folhas de tília, amoras silvestres, melissa, anis estrelado e mel é suave,docinha, prazerosa para saborear e relaxar. A tília  ajuda a amenizar problemas como insônia, estresse, enxaquecas e taquicardias. O mel ajuda a tonificar o coração, a eliminar líquidos e a suavizar a garganta e o anis contribui para o bom funcionamento digestivo.
        
    E por ultimo porém não menos gostoso, uma mistura super relaxante é a infusão de 1 colher de chá camomila, 2 fatias de limão, ¼maçã, 1 colher de chá  de mel. Em um copo grande, coloque as flores de camomila, maçã descascada e fatiada, limão e encha-a com água fervente. Cubra a xícara e infuse o chá por 10 minutos. Então coe e adoe com mel. Uma boa opção para adoçar todas as infusões que apresentamos é usando xilitol, mas não se esqueça, o abuso  de adoçantes não é aconselhado.


> Deixe seu Comentário



Flavia Cyfer

Nutricionista graduada em Nutrição pela Universidade Gama Filho, pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP e pós graduanda e

Leia mais...

Canjica Funcional
Canjica Funcional

Ingredientes: ⠀...